PUBLICIDADES
PUBLICIDADE
  • Facebook do Uirauna.net
  • Twitter do Uirauna.net
  • Canal do youtube do Uirauna.net
  • Instagram do Uirauna.net
  • Whatsapp do Uirauna.net
  • Feed do Uirauna.net
12 jan 2018

Vídeo mostra “corrida” de carros-pipa para retirar água do açude do Boqueirão


AESA diz que retirada é insignificante, mas vai fazer fiscalização de veículos no reservatório.

O aumento do volume hídrico do açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, para 40 milhões de metros cúbicos de água, o correspondente a 9,72% da capacidade, está “atraindo” muitos carros-pipa. Cerca de 40 estão retirando água diariamente do reservatório para abastecer as zonas urbana e rural de vários municípios que ainda enfrentam problemas no abastecimento. A denúncia foi feita em um vídeo por um morador da região.

O açude abastece Campina Grande e mais 18 cidades do Compartimento da Borborema, sendo alimentando com água da Transposição do Rio São Francisco, por meio do Rio Paraíba. Um carro-pipa transporta em média 20 mil litros de água.

Insignificante

De acordo com o Jornal da Paraíba, o presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA), João Fernandes, disse que só pode retirar água do açude de Boqueirão o carro-pipa que for registrado. Ele disse que alguns veículos podem estar fazendo o trabalho de forma irregular, o que será alvo de fiscalização. No entanto, Fernandes afirmou que a água retirada pelos carros é insignificante.

“Só pode tirar a água quem é registrado na AESA. Têm algumas instituições que temem em não fazer o registro na AESA. O registro é para saber quem está tirando e de onde está tirando. Mas não estamos preocupados com a quantidade. No entanto, carro-pipa é uma retirada insignificante”, ressaltou João Fernandes.

Fonte: Jornal da Paraíba

Comentários

Nome

E-mail

Comentário