PUBLICIDADES
PUBLICIDADE
  • Facebook do Uirauna.net
  • Twitter do Uirauna.net
  • Canal do youtube do Uirauna.net
  • Instagram do Uirauna.net
  • Whatsapp do Uirauna.net
  • Feed do Uirauna.net
2 mar 2018

“Una Frevo e os Impactos na Economia Local”


Casa do Empreendedor de Uiraúna

Nos últimos anos o carnaval passou a contribuir com os resultados financeiros do município de Uiraúna na Paraíba; alavancando os setores de turismo, serviços, hospedagem e gerando empregos diretos e indiretos e até em mão de obra qualificada diversa. Percebendo a importância da data, a prefeitura começou a se movimentar com investimentos destinados ao Carnaval, a fim de atrair turistas e gerar renda para a cidade.

Os frutos dos investimentos na realização do evento, que acontece através de parceria público-privada, são colhidos por toda a cidade, não se restringindo aos participantes diretos, mas também a todos os setores de comércio e serviço.

A realização do carnaval de rua “UNAFREVO” gera uma receita significativa, ou seja, o dinheiro que é injetado na economia, circulando no próprio comércio local. Esses indices de arrecadação mostram a importância do evento como ferramenta de geração de emprego e renda local, promovendo o desenvolvimento sustentável do município.

O público estimado pela Polícia Militar na edição deste ano do UNAFREVO foi de 45 mil foliões durante os quatro dias de evento, movimentando algo em torno de seis milhões de reais (R$ 6.000.000,00) no município. O impacto economico positivo proporcionado pela realização da folia de mono no municipio de Uiraúna é comprovado pela análise de informações básicas de geração de emprego e renda no periodo, como mostram as tabelas a seguir:

Tabela 1: Quantificação de empregos diretos gerados no perido carnavalesco 2018.

EMPREGOS DIRETOS TEMPORÁRIOS
SEGMENTOS MÃO DE OBRA/SERVIÇO
Segurança 52 pessoas
Montagem/desmontagem de som 10 pessoas
Controle e tecnica telão 02 pessoas
Controle e tecnica gerador 01 pessoa
Controle e técnica iluminação 02 pessoas
Ornamentação evento 04 pessoas
Produção de vinhentas e artes para divulgações 02 pessoas
Divulgação direta 02 pessoas
Montagem e desmontagem palco 07 pessoas
Fotógrafos oficiais 03 pessoas
Cobertura 03 pessoas ( site)
Músicos locais 100 pessoas (09 atrações locais/orquestras)
Barracas de vendas (bebida e alimentação) 62 pessoas (31 barracas)
Pontos de isopor (bebida) 21 pessoas
Pontos de pipoca/balas e confetes em geral 06 pessoas
Ambulantes praça 08 pessoas
Quiosques 08 pessoas
Bar men 01 pessoa
Locação de imovéis (entorno do evento) 16 imovéis
Locação de som 10 sons
Garçons blocos 11 pessoas
Costura/ customização 12 pessoas
TOTAL: 343 empregos tempórarios¹

Fonte: Casa do Empreendedor, 2018.

O emprego direto corresponde à mão-de-obra adicional solicitada pelo setor onde se observa o aumento de produção. Por exemplo, um aumento de demanda por vestuário impulsionará as empresas do setor, de forma a atender esse aumento de procura, a contratar novos trabalhadores. Para o segmento de serviços, essa regra também se aplica, trazendo como exemplo a mão-de-obra em segurança particluar, com uma maior demanda para eventos nesse período e, consequetemnte, gerando renda extra para esses profissionais, entre

O comércio de bens e serviços, também colhe frutos postivos durante o periodo carnavalesco, impulsionado pela realização do carnaval de rua “UNA FREVO”, apresentando crescente aumento no seu faturamento, como demonstrado nos gráficos abaixo.

Gráfico 1: Faturamento comércio para carnaval 2018.

Fonte: Pesquisa direta² (Casa do Empreendedor, 2018).

O comércio de bens sofre impacto positivo desde segmentos básicos, como o de combustível e aviamentos aos mais complexos, como grandes supermercados.

Gráfico 2: Faturamento comércio de serviços para carnaval 2018.

Fonte: Pesquisa direta² (Casa do Empreendedor, 2018).

Os dados comprovam a contribuição significativa no cenário municipal para o desenvolviemnto do comércio local de bens e serviços, bem como, ferramenta de incentivo para conservação identidade cultural e incentivo ao turismo local, através do carnaval de rua.

Comentários

Nome

E-mail

Comentário