PUBLICIDADES
PUBLICIDADE
  • Facebook do Uirauna.net
  • Twitter do Uirauna.net
  • Canal do youtube do Uirauna.net
  • Instagram do Uirauna.net
  • Whatsapp do Uirauna.net
  • Feed do Uirauna.net
13 nov 2016

Uiraunense é autora de livro sobre Educação Física


Foi lançado nesta semana o livro: “Dialogando sobre o ensino da educação física: o atletismo na escola”. Este livro é fruto de um esforço coletivo empreendido pelo Laboratório de Estudos Culturais e Pedagógicos da Educação Física (LECPEF) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

O LECPEF é um grupo de pesquisa liderado pelo Prof. Dr. Diego Luz Moura e com alunos de pós-graduação e professores das redes de ensino que desde o ano de 2013 vem realizando pesquisas sobre o ensino da educação física buscando valorizar as boas práticas de educação física realizadas pelos professores da região. A partir deste ano o LECPEF abraçou a missão de fornecer cursos de formação com professores.

img_20151004_114545A primeira formação ocorreu nos dias 2 e 3 de junho deste ano, onde foram reunidos 86 professores de 13 municípios diferentes nos estados de Pernambuco e Bahia. O curso teve como objetivo aproximar a Universidade das escolas através de uma troca de experiências sobre os dilemas práticos do “chão da escola”. No curso foi apresentado um material pedagógico aos professores que em seguida incorporou algumas sugestões dos professores do campo.

O resultado foi este livro que tem como foco auxiliar diretamente os professores de educação física que estão nas escolas. O livro apresenta um tratamento pedagógico do conteúdo atletismo para as aulas de educação física na escola. Nele se encontra um debate sobre o atletismo no Brasil e na produção internacional, alguns princípios metodológicos para o ensino, sugestões de atividades práticas e de textos didáticos para debates de temas a partir do atletismo. Além disso, tem seu prefacio assinado por grandes ícones da Educação Física brasileira o professor João Batista Freire e o professor Antônio Jorge Gonçalves Soares.

Essa obra que reuniu 12 autores tem como líder o Professor Doutor Diego Luz Moura. Entre esses autores está uma Uiraunense, filha de Matildes Moreira de Lira e José Tavares de Lira, que em busca de novos conhecimentos e apaixonada pela Educação Física Escolar, sai do seu seio familiar e se reúne ao LECPEF, para com sua experiência docente, contribuir com a construção desse livro.

destaque-dentro

“Fazer parte do LECPEF, é carregar comigo um pedaço de tudo que aprendi com todas as pessoas que me incentivaram a nunca desistir das coisas que acreditava minha inspiração maior sempre foram os meus pais, em seguida meu primo e também professor de Educação Física Alexandre Fernandes Neto. Uiraúna faz parte desse livro pois, Uiraúna sempre será enaltecida por onde andar um filho seu.” Emiliana Moreira de Lira.

Acreditamos que são ações como estas que possibilitam que os muros entre a Universidade e a escola sejam quebrados e que ambos possam caminhar juntos em prol de uma educação mais eficaz e humana.

o-livro

Fonte: Prof. Emiliana Moreira de Lira e Prof. Diego Luz Moura

Comentários

Nome

E-mail

Comentário