PUBLICIDADES
PUBLICIDADE
  • Facebook do Uirauna.net
  • Twitter do Uirauna.net
  • Canal do youtube do Uirauna.net
  • Instagram do Uirauna.net
  • Whatsapp do Uirauna.net
  • Feed do Uirauna.net
19 jan 2017

Uiraúna: Vice Presidente do TRE-PB irá realizar reunião para definição da biometria na 53ª Zona


O Vice-Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, Desembargador, Romero Marcelo da Fonseca Oliveira, estará no próximo dia 24 de janeiro na cidade de Uiraúna. Na ocasião, será realizada uma reunião com prefeitos , presidente de câmaras e a imprensa.

O encontro, que será realizado, às 14 horas, no Salão do Tribunal do Júri da Comarca de Uiraúna-PB, tem por objeto tratar da realização do recadastramento, por biometria, dos eleitores desta 53.ª Zona que abrange os municípios de Uiraúna, Joca Claudino e Poço Dantas, cujo início está previsto para o dia 06 de fevereiro de 2017, com prazo previsto para conclusão em março de 2018.

juiz-de-uirauna-1

Programa de Identificação Biométrica do Eleitor

Com o objetivo de garantir um sistema de votação verdadeiramente democrático e ainda mais seguro, várias tecnologias têm sido desenvolvidas pela Justiça Eleitoral brasileira. A mais recente delas envolve a biometria, por meio do recadastramento biométrico, ou seja, do cadastro das impressões digitais dos eleitores.

A medida impede que uma pessoa tente se passar por outra no momento da identificação em um pleito – já que não existem impressões digitais iguais – e faz parte do Programa de Identificação Biométrica do Eleitor brasileiro.

 De forma pioneira, o recadastramento biométrico foi lançado com sucesso em três cidades de três estados diferentes, com foco nas eleições municipais de 2008. Naquele pleito, os pouco mais de 40 mil eleitores de Colorado do Oeste (RO), Fátima do Sul (MS) e São João Batista (SC) foram identificados biometricamente.

Nas Eleições Gerais de 2010, mais de 1,1 milhão de eleitores de 60 cidades de 23 estados participaram das eleições gerais após a identificação de suas impressões digitais.

No pleito municipal de 2012, a tecnologia alcançou mais de 7,7 milhões de eleitores de 299 municípios de 24 Estados.

E nas Eleições Gerais de 2014, foram identificados pela biometria mais de 21 milhões de eleitores de todos os estados e do Distrito Federal, incluindo 15 capitais.

Segundo dados de março de 2015, mais de 24,5 milhões de eleitores brasileiros já estão aptos a serem identificados pelas impressões digitais nos pleitos realizados pela Justiça Eleitoral.

Da Redação – UIRAUNA.NET 

 

Comentários

Nome

E-mail

Comentário