PUBLICIDADES
PUBLICIDADE
  • Facebook do Uirauna.net
  • Twitter do Uirauna.net
  • Canal do youtube do Uirauna.net
  • Instagram do Uirauna.net
  • Whatsapp do Uirauna.net
  • Feed do Uirauna.net
13 ago 2015

TRE registra menos de 6% de revisão biométrica em 98 cidades da Paraíba


urnaApenas 5,43% dos eleitores de 98 municípios paraibanos realizaram o processo de revisão biométrica até a quarta-feira (12), de acordo com dados divulgados no site do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Esse número corresponde a 45.780 mil eleitores, sendo que a meta é atingir 910.459 pessoas destas cidades até março de 2016.

Para George Bezerra, secretário de tecnologia da informação do TRE, essa porcentagem, apesar de pequena, é positiva pois a revisão estã acontecendo há apenas dois meses. Segundo ele, o trabalho está acontecendo de forma limitada, apenas em cartórios estaduais.

Mas ele alerta que os eleitores não esqueçam do compromisso. “Quem não comparecer para fazer a revisão, vai ter o título de eleitor cancelado”, destaca George Bezerra. Segundo ele, os eleitores que não passarem por esse processo vão perder o seu título de eleitor e, consequentemente direitos em que ele é indispensável, como a emissão de passaportes, participações em concursos, entre outros. O prazo final para realizar o processo biométrico é o mês de março de 2016.

Até a quarta-feira, entre os municípios que apresentam os menores índices estão: Nazarezinho, com 2 eleitores revisados (0,03% da meta); Marizopólis com 3 eleitores (0,06%); São José do Tigre com 3 eleitores (0,08%); Santa Cruz com 5 eleitores (0,09%) e Quixaba com 2 eleitores (0,11%).

Por outro lado, os municípios com os maiores índices são Borborema, com 3.176 eleitores revisados (70.28% da meta); Dona Inês, com 3.962 eleitores (43,22%), São José do Cariri, com 1.141 eleitores (28,35%); Jacaraú, com 2.052 eleitores (16,09%) e Boqueirão, com 1.723 eleitores (13,04%).

Mesmo apresentando um baixo percentual, George Bezzera comentou que os números da Paraíba estão acima de outros estados, como Minas Gerais e Espírito Santo. “A tendência é crescer”, acredita ele. O secretário de tecnologia da informação do TRE-PB explicou também que uma reunião foi realizado com os prefeitos das cidades envolvidas no processo de biometria e, na sua maioria, eles teriam se comprometido em contribuir para o alcance final da meta.

De acordo com o TRE-PB, após a conclusão desta etapa, a Paraíba terá cerca de dois terços do seu eleitorado identificado através de biometria, somando os municípios que estão no processo de revisão atualmente aos que passaram pelo mesmo processo entre os anos de 2010 e 2014. O objetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é fazer o recadastramento em todo o território até 2018.

Documentação necessária

O cadastramento é gratuito e o eleitor deve apresentar os seguintes documentos:

– Comprovante de domicílio (original) do município respectivo: conta de água, luz, telefone, cartão de crédito, contrato de aluguel, dentre outros possíveis a critério do juiz eleitoral.

– Documento de identificação oficial (original): carteira de identidade (RG)
– Certidão de nascimento ou casamento
– Carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal, ou controladores do exercício profissional ou carteira de trabalho e previdência social (CTPS)
– Os homens que têm 18 anos ou que vão completar essa idade até o final de 2015 e que forem tirar o título pela primeira vez devem apresentar o certificado de apresentação ao serviço militar.
– Título de eleitor, se já tiver.

Municípios que passam pelo recadastramento:
Os municípios que vão passar pelo recadastramento são Alagoa Nova, Alcantil, Algodão de Jandaíra, Amparo, Aparecida, Araçagi, Areia de Baraúnas, Areial, Assunção, Bananeiras, Barra de Santana, Barra de São Miguel, Bayeux, Boa Ventura, Boqueirão, Borborema, Cabaceiras, Cacimba de Areia, Cacimbas, Cajazeirinhas, Camalaú, Caraúbas, Caturité, Congo, Coxixola, Cubati, Cuitegi, Curral de Cima, Curral Velho, Desterro, Diamante, Dona Inês, Esperança, Guarabira, Gurjão, Imaculada, Itaporanga, Jacaraú, Juazeirinho, Junco do Seridó, Lagoa de Dentro, Lagoa, Lastro, Livramento, Lucena, Mãe D’água, Marizópolis, Matinhas, Maturéia, Montadas, Monteiro, Nazarezinho, Olivedos, Parari, Passagem, Patos, Paulista, Pedra Branca, Pedro Régis, Pilões, Pilõezinhos, Pombal, Quixaba, Remígio, Riacho de Santo Antônio, Salgadinho, Santa Cruz, Santa Luzia, Santa Rita, Santa Teresinha, Santo André, São Bentinho, São Domingos de Pombal, São Domingos do Cariri, São Francisco, São João do Cariri, São João do Tigre, São José da Lagoa Tapada, São José de Caiana, São José de Espinharas, São José do Bonfim, São José do Sabugi, São José dos Cordeiros, São Mamede, São Sebastião de Lagoa de Roça, São Sebastião do Umbuzeiro, São Vicente do Seridó, Serra Branca, Serra Grande, Soledade, Sousa, Sumé, Taperoá, Teixeira, Tenório, Várzea, Vieirópolis e Zabelê.

Comentários

Nome

E-mail

Comentário