PUBLICIDADES
PUBLICIDADE
  • Facebook do Uirauna.net
  • Twitter do Uirauna.net
  • Canal do youtube do Uirauna.net
  • Instagram do Uirauna.net
  • Whatsapp do Uirauna.net
  • Feed do Uirauna.net
24 jun 2016

A seis semanas do Rio 2016, Agência Mundial Antidoping suspende laboratório brasileiro


A Agência Mundial Anti-Doping (WADA) informou em seu site oficial nesta sexta-feira que suspendeu, provisioriamente por seis meses, o credenciamento do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD), no Rio de Janeiro, devido a uma não conformidade com a Norma Internacional para Laboratórios (ISL).

O comunicado informou que a suspensão é retroativa de quarta-feira, 22 de junho, data em que o laboratório recebeu a notificação. Ficam proibidas quaisquer análises antidoping em amostras de urina e sangue. O LBCD pode apelar da decisão na Corte Arbitral do Esporte em até 21 dias.

“A WADA vai trabalhar junto com o Laboratório do Rio de Janeiro para resolver o problema identificado. “A agência vai garantir que, por agora, as amostras que haviam sido enviadas ao laboratório no Brasil sejam transportadas com segurança para outro laboratório de credibilidade”, explicou o diretor-geral da Agência Mundial Antidoping, Olivier Niggli.

“Isso vai garantir que não haja lacunas nos procedimentos e que a integridade das amostras seja totalmente mantida. Os atletas podem ter a confiança de que a suspensão só será revogada quando o laboratório estiver operando de forma otimizada. A melhor solução será colocada em prática para garantir que a análise de amostras para Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio será eficaz”, completou.

Um comitê disciplinar será formado em breve e ficará encarregado de revisar o caso, com base em regras processuais adotadas pelo Comitê Executivo da Wada. A Wada é responsável pelo credenciamento dos laboratórios antidoping, garantindo que eles mantenham os mais elevados padrões de qualidade. Sempre que um laboratório não atende aos requisitos, a Wada pode suspendê-lo ou revogar sua credencial.622_4d824dd4-63fb-3976-9bce-e5c9e9c761b8

Decisão do presidente Comitê Executivo da Wada:

1) A credencial do Laboratório Brasileiro de Controle de Doping está provisoriamente suspenso com efeito imediato.

2) Esta suspensão provisória permanecerá em vigor até:
2.1) Seis meses a partir da notificação desta decisão
2.2) Decisão do presidente do Comitê Executivo da Wada ou do Comitê Executivo da Wada sobre possível suspensão ou revogação da credencial do Laboratório Brasileiro de Controle de Doping, com base na recomendação a ser enviada pelo Comitê Disciplinar da Normal Internacional para Laboratórios.

Todas as amostras ainda não analisadas e todas as amostras em processo “A” ou “B” de confirmação, além de todas as amostras com resultado analítico presuntivo reportado a partir da data desta decisão devem ser seguramente transportado com uma cadeia de custódia para outro laboratório credenciado pela Wada assim que possível e não depois de 14 dias seguidos da data desta decisão.

Essa decisão é notificada a todas as autoridades públicas nacionais relevantes, órgãos nacionais credenciados, organizações nacionais antidoping, comitês olímpicos nacionais, federações internacionais e o Comitê Olímpico Internacional, como estipulado na Norma Internacional para laboratórios.

Comunicado da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem:

“A  reitera a importância do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem para a realização dos testes antidopagem durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, e como legado técnico-científico na luta contra a dopagem no esporte. A ABCD confia no trabalho desempenhado pelo laboratório – com mais de 2,5 mil testes realizados desde sua inauguração – e tem a forte expectativa de que a instituição tomará todas as providências necessárias para que a suspensão provisória imposta preventivamente pela Agência Mundial Antidopagem – WADA-AMA seja revista o mais breve possível.”

  ESPN 

Comentários