PUBLICIDADES
PUBLICIDADE
  • Facebook do Uirauna.net
  • Twitter do Uirauna.net
  • Canal do youtube do Uirauna.net
  • Instagram do Uirauna.net
  • Whatsapp do Uirauna.net
  • Feed do Uirauna.net
9 jan 2018

Saiba como a Logística se insere na Banda de Música Jesus, Maria e José


A LOGÍSTICA EM TODO CANTO:
Saiba como a Logística se insere na Banda de Música Jesus, Maria e José

É preciso entender bem a ideia do supply chain management, base de toda a logística empresarial nos dias que correm. Por isso, gostaria de traçar alguns paralelos, para explicar melhor esse conceito. A ideia de equipe ou grupo de pessoas trabalhando em harmonia, com troca de informações permanentes e coordenação de funções pode ser encontrada em várias situações. Imagine a Banda de Música Jesus, Maria e José ou uma orquestra sinfônica. São dezenas de instrumentos. Em certos momentos, todos eles “trabalham” ao mesmo tempo. O maestro Geraldo Moisés de Andrade faz as vezes de “coordenador logístico“, procurando integrar todos os integrantes (músicos) para que opere com harmonia determinado dobrado ou porque não um frevo? O compositor de uma sinfonia, ao escrever sua obra, tem de prever um funcionamento integrado de todos os instrumentos, compondo um conjunto harmonioso. Você já parou para pensar no funcionamento do corpo humano? Pois bem, são tantas atividades ocorrendo simultaneamente, como numa verdadeira cadeia de suprimentos: as células interpretam informações sobre a produção de proteínas, o sangue circula pelo corpo inteiro, enzimas são armazenadas. É LOGÍSTICA PURA! E com total sincronismo. As enzimas certas são produzidas na hora certa, no local certo, com o menor dispêndio possível de energia. Os órgãos funcionam em perfeita coordenação. Tudo é rigorosamente planejado desde informações que constam do patrimônio genético de cada indivíduo.

Entretanto, observe agora como funciona um time de futebol. A gloriosa seleção brasileira, por exemplo. O gol é o produto final que deve ser entregue a um consumidor (torcedor) ávido de emoções. Há todo um suprimento de materiais (uniformes dos atletas, por exemplo); é necessário treinamento constante da equipe, e o capitão procura executar as instruções planejadas pelo treinador, as funções de ataque e defesa devem ser coordenadas para que tudo dê certo. Pelé jogando sozinho talvez não tivesse feito nem a milésima parte dos maravilhosos gols que levou à sua legião de torcedores no mundo inteiro.

Assim como na Banda de Música Jesus, Maria e José de Uiraúna ou numa orquestra, no corpo humano ou no futebol, a cadeia logística precisa ser administrada de maneira coordenada, para que o fluxo de instrumentos diga-se de passagem e informações transcorra com harmonia, fazendo com que o dobrado ou o frevo oferecido estejam disponíveis aos ouvintes e apreciadores , na hora e no tempo necessário concomitantemente em um ritmo coordenado como tal . Administrar a cadeia de suprimentos ou a cadeia logística em todo canto (em todas as áreas) com a competência de um rei Pelé, de um maestro Geraldo Moisés ou do criador do corpo humano: eis o desafio que se apresenta aos campeões da logística empresarial em cada área, em cada atividade, em cada coordenação, enfim, em cada canto profissional sob tal mentoria.

Da Redação – UIRAUNA.NET

Comentários

Nome

E-mail

Comentário