PUBLICIDADES
PUBLICIDADE
  • Facebook do Uirauna.net
  • Twitter do Uirauna.net
  • Canal do youtube do Uirauna.net
  • Instagram do Uirauna.net
  • Whatsapp do Uirauna.net
  • Feed do Uirauna.net
28 nov 2017

Portal Uirauna.Net mostra atual situação da Barragem de Capivara


A falta de chuva preocupa o abastecimento de água de várias cidades no Alto Sertão Paraibano. O repórter Olivan Silva mostra atual situação que se encontra a Barragem de Capivara localizada na cidade de Uiraúna (veja vídeo abaixo).

A pouca água da Barragem de Capivara atinge o abastecimento de 08 cidades: Uiraúna, Joca Claudino, Poço Dantas, Poço José de Moura, Vieirópolis, São Francisco, Lastro e Santa Cruz. A estimativa que 60 mil pessoas podem ser afetadas.

O manancial, que tem capacidade para armazenar 37 milhões de metros cúbicos de água, devido à falta de chuvas encontra-se com menos de 2% de sua capacidade e a situação é bem pior em relação aos anos anteriores.

Vídeo

 

Um estudo realizado pelo Centro Nacional de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) aponta que deve chover abaixo do normal em parte do Nordeste até o mês de janeiro de 2018. Apesar de não estar incluída na faixa em questão, deve permanecer crítica a situação em reservatórios de água no estado. A simulação de reserva hídrica mostrou que os volumes armazenados continuarão em declínio.

Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), a Paraíba tem atualmente 53 reservatórios em situação crítica, ou seja, com menos de 5% de seus volumes totais. Trinta e oito estão “em observação”, uma vez que possuem índice de abastecimento inferior a 20%. Trinta e cinco reservatórios estão com nível maior que 20% e apenas um (o São José II, em Monteiro) está sangrando.

Além da crise hídrica, a Paraíba – assim como os outros estados da região – deve sofrer com temperaturas acima da média até o início do próximo ano.

Da Redação – UIRAUNA.NET

Comentários

Nome

E-mail

Comentário