PUBLICIDADES
PUBLICIDADE
  • Facebook do Uirauna.net
  • Twitter do Uirauna.net
  • Canal do youtube do Uirauna.net
  • Instagram do Uirauna.net
  • Whatsapp do Uirauna.net
  • Feed do Uirauna.net
23 jan 2015

PB tem 7ª maior alta do setor de serviços no país em novembro


A Paraíba foi o sétimo estado do país com maior crescimento no setor de serviços, no comparativo entre novembro de 2014 e 2013. Segundo divulgou nesta quinta-feira (22) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a alta no período comparado foi de 6,5%, sendo considerada também a quarta maior do Nordeste. No acumulado de janeiro a novembro, o crescimento registrado foi de 9,4%, em comparação com 2013, ocupando o primeiro lugar de crescimento entre os estados nordestinos.

De acordo com o IBGE, as principais altas em novembro foram na Bahia (16,3%), Ceará (9,1%), Alagoas (8,5%), Santa Catarina (7,9%), Distrito Federal (7,7%), Tocantins (7%) e Paraíba. As menores taxas de crescimento foram registradas em Pernambuco e Mato Grosso do Sul (ambas com 0,8%), Goiás (1,1%) e Pará (1,3%). Apenas os estados do Amapá (-5,3%), Roraima (-3,4%), Rondônia (-3,2%) e Mato Grosso (-2,1%) registraram redução.

O crescimento de novembro de 2014 foi o terceiro menor da Paraíba na série histórica mensal do ano passado, no comparativo com os mesmos meses de 2013. Em nenhum mês o estado apresentou redução do setor este ano.
Os crescimentos mais baixos registrados pelo IBGE foram em julho, com alta de 4,7%, e em agosto, quando a Paraíba cresceu 5,1% no setor de serviços. Já as maiores altas do ano foram nos comparativos dos meses de janeiro (17%) e março (11,5%) com o mesmo período de 2013.

A pesquisa

A variação da receita nominal do setor em todo o país teve um aumento de 3,7%. A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) é um indicador mensal que investiga o setor de serviços no país, abrangendo as atividades do segmento empresarial não financeiro, exceto os setores da saúde, educação, administração pública e aluguel imputado de imóveis.

G1 – PB

Comentários

Nome

E-mail

Comentário