PUBLICIDADES
PUBLICIDADE
  • Facebook do Uirauna.net
  • Twitter do Uirauna.net
  • Canal do youtube do Uirauna.net
  • Instagram do Uirauna.net
  • Whatsapp do Uirauna.net
  • Feed do Uirauna.net
21 jun 2015

“O CIRCO CHEGOU” Por Julio Dorgenaldo Moreira Brasil


000000000002É verídico que o cidadão Raimundo de Ernestina, popularmente chamado de Foboca, foi acrobata, isso por volta da década de 1940. Há poucos registros de uiraunenses na vida circense. Sabe-se que Piqué, que foi casado com Lourdes de Luis Rodrigues, chegou a Uiraúna num circo e aqui ficou até a morte.

A lembrança, na vida da cidade, de fatos, jargões, gestos, personagens, etc, ligada ao circo é muito marcante, tais como: o palhaço pindoba, o menor homem do Brasil; a mulher careca; Diana a onça que devorava os expectadores que não pagaram ingressos ou furaram o arame; a encantadora rumbeira Marilaque; o encantamento do palhaço Saçarico; a grandeza do Araújo; e a magia do Circo Lider; e muito mais. Há de se registrar tipos apaixonados pelo circo, assim como o jovem Artur.

000000000003

Estreiou nesta sexta, 19/06/15, o Circo Fuxiquinho para uma temporada, prevista, de 11 dias.

Na estrada há 11 anos, embora todos os integrantes sejam natos em circo, surgiu em Mossoró – RN, a partir da dissolução do Irmãos Campello. É uma companhia em ascensão, já que tem sedimentado seu trabalho numa busca de inovação e qualidade.

Há de se acrescentar que o itinerário da companhia, proveniente de Pau dos Ferros, seria pela cidade de Sousa, no entanto optou por Uiraúna, por considerare-na mais promissora, já que a próxima será Cajazeiras.

E agora: resta aquela pergunta depois da estreia: o circo é bom?

000000000001
Por Julio Dorgenaldo Moreira Brasil

Comentários

Nome

E-mail

Comentário