PUBLICIDADES
PUBLICIDADE
  • Facebook do Uirauna.net
  • Twitter do Uirauna.net
  • Canal do youtube do Uirauna.net
  • Instagram do Uirauna.net
  • Whatsapp do Uirauna.net
  • Feed do Uirauna.net
25 ago 2017

O Centro Médico Dr. Diego Galdino agora conta com exames de Urologia


O Centro Médico Dr. Diego Galdino traz para Uiraúna e região os serviços do Dr. José Máximo Costa Pinto, médico urologista.

O Dr. José Máximo Costa Pinto é graduado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB ) – João Pessoa. Cirurgião Geral Pós-graduado pela Universidade Federal da Paraíba – João Pessoa. Residência em Urologia pelo Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL ) – Natal.

Câncer de Próstata

O câncer de próstata (CaP) permanece como a neoplasia mais comum, com exceção do câncer de pele não-melanoma, e a segunda maior causa de óbito oncológico no sexo masculino.

Atualmente, cerca de 20% dos pacientes portadores de câncer de próstata ainda são diagnosticados em estágios avançados, embora um declínio importante tenha ocorrido nas últimas décadas em decorrência principalmente de políticas de rastreamento da doença e maior conscientização da população masculina.

A Sociedade Brasileira de Urologia mantém sua recomendação de que homens a partir de 50 anos devem procurar um profissional especializado para avaliação individualizada. Aqueles da raça negra ou com parentes de primeiro grau com CaP devem começar aos 45 anos. Após 75 anos, deverá ser realizado apenas àqueles com expectativa de vida acima de 10 anos.

O rastreamento é feito através do Toque Retal e da dosagem sanguínea do Antígeno Prostático Específico ( PSA ). O toque retal tem importância no estadiamento do Câncer de próstata e em 18% dos casos, é capaz de detectar CaP sozinho, independentemente do nível de PSA. Estudo nacional envolvendo 17.500 homens rastreados mostrou uma estimativa do TR de até 21% em detectar CaP em homens com PSA < 4ng/ml, sugerindo que este exame pode aumentar a detecção de câncer em homens PSA baixo.

O uso de PSA como marcador sorológico revolucionou o diagnóstico do CaP. O antígeno específico da próstata não é específico do câncer, podendo estar elevado em patologias benignas da próstata como Hipertrofia Prostática Benigna (HPB), prostatites e outras condições não-malignas. De acordo com a Sociedade Europeia de Urologia, homens com PSA de 4ng/ml, apresentam um risco de 26,9% de serem portadores de Câncer de Próstata.

O diagnóstico de CaP é feito através da Biópsia de Próstata, que tem sua indicação baseada no Toque Retal e/ou PSA alterados, o que reforça a importância do rastreamento para essa neoplasia.

Procure profissionais com alta capacitação, marcação de consultas e exames pelos fones: 83 3534219783 35342197/98149564.

unnamed

Comentários

Nome

E-mail

Comentário