PUBLICIDADES
PUBLICIDADE
  • Facebook do Uirauna.net
  • Twitter do Uirauna.net
  • Canal do youtube do Uirauna.net
  • Instagram do Uirauna.net
  • Whatsapp do Uirauna.net
  • Feed do Uirauna.net
20 dez 2017

Novidade no Atlético, meia japonês tenta se adaptar ao futebol pegado do Brasil


O Atlético de Cajazeiras vem contando com um sotaque diferente na pré-temporada de 2018. É que o clube contratou o meia japonês Akitoshi Yamamoto e vem realizando a partir daí uma espécie de intercâmbio futebolístico. O atleta mora a quatro anos no Brasil e chegou ao país para jogar no projeto social da Escola de Samba Unidos de Vila Maia, sediada no Bairro Jardim Japão, em São Paulo. E desembarcou em Cajazeiras por indicação do gerente de futebol atleticano, Nenê Moura.

Yamamoto é um dos mais de 1,5 milhão de japoneses que moram no Brasil, naquela que é a maior colônia nipônica fora do Japão. E apesar do tempo que está no Brasil, ele ainda tem dificuldades de se comunicar em portuês com seus colegas de time. E, diante das dificuldades com o idioma, a saída para os demais jogadores e para a comissão técnica é apelar para os gestos.

O preparador físico Gustavo Nascimento admite a dificuldade, mas ao mesmo tempo não poupa elogios ao reforço:

– É difícil a comunicação. É muito gesto e necessidade de falar devagar. Mas ele é um menino muito inteligente. Então ele está conseguindo se sair muito bem. Mas é claro que sempre tem os meninos que acabam sacaneando um pouquinho, mas tudo brincadeira sadia. Ele está muito bem adaptado ao grupo – explica Gustavo.

Mesmo não estando totalmente adaptado ao idioma, Akitoshi se arrisca no portugês. Um português carregado de sotaque, é verdade, mas suficiente para deixar claro as diferenças de escolas praticadas no Japão e no Brasil:

– Lá é correria. Muito correria! Corre-se muito lá. Aqui no Brasil é diferente. É muito pegado. Muito raça – destaca.

O Japonês do Sertão jogou a Copa São Paulo de Futebol Júnior pelo Itabaiana nesta temporada e é uma das apostas da ambiciosa equipe alviazulina para alçar voos mais altos no Campeonato Paraibano de 2018, quando a meta é conseguir uma vaga no Campeonato Brasileiro da série D de 2019.

O Atlético-PB, que venceu o jogo-treino contra o selecionado de Uiráuna por 1×0 na última sexta-feira, segue se preparando para o Paraibano de 2017. O time está no grupo B e enfrenta o Nacional de Patos na primeira partida no dia 7 de janeiro.

 

Fonte: Globo Esporte – PB

Comentários

Nome

E-mail

Comentário