PUBLICIDADES
PUBLICIDADE
  • Facebook do Uirauna.net
  • Twitter do Uirauna.net
  • Canal do youtube do Uirauna.net
  • Instagram do Uirauna.net
  • Whatsapp do Uirauna.net
  • Feed do Uirauna.net
10 jan 2017

No sub-20, Brasil troca craques badalados por promessas


Enquanto o futebol profissional não volta, o torcedor terá uma competição importante para acompanhar. Trata-se do Sul-Americano sub-20, sediado no Equador e que a seleção brasileira irá jogar a partir do dia 18. Será uma oportunidade de observar atletas da nova geração. E, após cortes por lesões, o que é possível ver no grupo de convocados pelo técnico Rogério Micale é um maior número de promessas do que de “craques prontos” – isto é, jogadores que já são titulares nas equipes profissionais.

O atleta que mais se encaixava na descrição de titular absoluto entre os convocados era o meia Éverton Felipe, do Sport. O atleta começou jogando em 33 das 36 partidas que fez no Brasileirão de 2016 pela equipe pernambucana, mas foi um dos cortados. No seu lugar foi chamado o atacante Léo Jabá, do Corinthians, que tem 18 minutos como profissional.

Mais um com condição de titular que acabou cortado foi o volante Douglas, do Fluminense. Uma das crias de Xerém, ele iniciou 26 partidas pelo time das Laranjeiras na Série A. Seu substituto foi Allan, do Hertha Berlin (emprestado pelo Liverpool). Ele soma três jogos como titular no time da Bundesliga.

No grupo brasileiro, ainda há atletas em situações que estão ou chegam perto deste parâmetro: o zagueiro Gabriel, do Avaí (titular em 20 jogos na Série B); o lateral Dodô, do Coritiba (titular em 22 jogos na Série A); o volante Maycon, da Ponte Preta (titular em 16 jogos a partir de julho e reserva nas rodadas finais); o também volante Douglas Luiz, do Vasco (13 jogos e que virou titular no fim de agosto na Série B); e o atacante Richarlison, do Fluminense (21 jogos e titular absoluto nos últimos três meses de Brasileirão).

Em outras palavras, 5 dos 23 convocados, ou 21% do total, terminaram 2016 com o status de titulares em suas equipes.960_3a63e384-7eb4-307c-b34c-878bc88b4791

Em relação aos Sul-Americanos anteriores, a seleção sub-20 teve em 2011 um time mais recheado de atletas que já titulares no fim de 2010 nas suas equipes: Danilo, Alex Sandro, Neymar (todos do Santos), Casemiro, Lucas Moura (São Paulo), Gabriel Silva (Palmeiras), Diego Maurício (Flamengo) e Willian José (Grêmio Barueri).

Dois anos mais tarde, em 2013, os principais nomes da equipe que acabou eliminada na primeira fase eram o volante Fred (então no Internacional) e o meia Felipe Anderson (Santos). Dória e Jadson (Botafogo), Wallace Oliveira (Fluminense) e Leandro (Grêmio) eram outros que já eram titulares antes do torneio.

Há dois anos, a oferta foi um pouco menor na competição sul-americana. João Pedro, Nathan (ambos do Palmeiras, titulares na reta final do Brasileiro), Marcos Guilherme (Atlético-PR), Malcom (Corinthians), Gabriel Barbosa (Santos) e Thalles (Vasco) eram nomes com mais experiência em suas equipes.

Em edições mais antigas, havia jogadores já com bastante fama, como Alexandre Pato, em 2007, Douglas Costa, em 2009, e Felipe Melo e Daniel Alves, em 2003.

O Brasil, que está se preparando desde o começo de dezembro de 2016 para a competição, está no Grupo A, que conta com Colômbia, Chile, Equador e Paraguai. Uruguai, Argentina, Venezuela, Bolívia e Peru estão na outra chave. O certame será disputado entre os dias 18 de janeiro e 11 de fevereiro.

Os convocados do Brasil:

Goleiros
Caíque (Vitória), Cleiton (Atlético-MG) e Lucas Perri (São Paulo);

Laterais
Dodô (Coritiba), Robson (Santos), Guilherme Arana (Corinthians) e Rogério (Juventus-ITA);

Zagueiros
Gabriel (Avaí), Léo Santos (Corinthians), Lucas Cunha (Braga-POR) e Lyanco (São Paulo);

Meias
Caio Henrique (Atlético de Madrid-ESP), Allan (Hertah Berlin) Douglas Luiz (Vasco), Maycon (Ponte Preta) e Lucas Paquetá (Flamengo)

Atacantes
Léo Jabá (Corinthians), Artur (Palmeiras), Giovanni (Atlético-PR), David Neres (São Paulo), Felipe Vizeu e Matheus Sávio (Flamengo) e Richarlison (Fluminense)

Fonte: ESPN

Comentários

Nome

E-mail

Comentário