PUBLICIDADES
PUBLICIDADE
  • Facebook do Uirauna.net
  • Twitter do Uirauna.net
  • Canal do youtube do Uirauna.net
  • Instagram do Uirauna.net
  • Whatsapp do Uirauna.net
  • Feed do Uirauna.net
30 nov 2014

Músico uiraunense morre aos 62 anos em Araripina/PE


222222545O músico uiraunense Antônio Gilberto Alencar Fernandes, conhecido como Betinho de Braveza, ou simplesmente Bornó, morreu na noite deste sábado (29), aos 62 anos, em sua casa em Araripina/PE, onde residia há 27 anos.

Segundo informações de familiares, o mesmo foi encontrado por vizinhos por volta das 20h, ainda não sabe a causa da morte. Seu corpo será trasladado para a cidade de Uiraúna na noite deste domingo (30).

Estão previstas homenagens feitas pela banda de música maestro Álvaro Campos, da cidade de Araripina, a qual foi fundador.

O seu corpo será velado na Rua João Nonato e seu sepultamento ocorrerá nesta segunda-feira (01), ás 16h, no Campo Santo Jesus, Maria e José.

Um músico nasce no berço da música

Na década de 60, Antônio Gilberto Alencar Fernandes, conhecido como Betinho de Braveza ou simplesmente Bornó, ainda adolescente, já lutava pela sobrevivência, trabalhando no comércio e não imaginava e até nos surpreendemos com a opção de sua vocação na época em que não se conhecia a tecnologia e pouco se valorizava a cultura artística musical.

1536626_784462858236634_1242548356_n
Betinho e seus colegas: Saliege, Getúio ,Marcondes de Zéu, Juscelino, Barão, Assis Croché, Seu Lila , Bosco de Zé Duba, Xavier , Neto, Clarindo, Demar ( in memoriam) e Valterluz ( in memoriam) estudaram na escolinha de música Jesus, Maria e José, sob a orientação do maestro e professor Ariosvaldo Fernandes (in memóriam). Iniciando as instruções musicais em sua própria residência, sendo depois transferida para a sede que permanece até os dias atuais. Por isso ele manifesta seu reconhecimento de gratidão a esse homem que acreditou no seu talento.

Vale lembrar que Betinho é um grande admirador do trabalho musical do maestro da época Dedé Capitão e por ele tem uma grande consideração pelo incentivo recebido em sua missão.

No dia 31 de maio de 1972, com bastante ansiedade, Betinho estreou , tendo como 1ª tocata, a alvorada e a coroação de nossa senhora, concretizando seu ideal, iniciando sua profissão com força de vontade, atingindo a meta desejada. E como ele mesmo declarou: “meu amor pela música é maior que tudo na vida”.

10805709_759764897394497_1997662646870790518_n

Além de clarinetista da banda de música Jesus, Maria e José, tocava também sax na orquestra uiraunense de frevo nos carnavais desta cidade, nas regiões do sertão e estados do Nordeste.

Em 1987 Surgiu um convite especial para a formação da banda de música maestro Álvaro Campos na cidade de Araripina, que tinha como prefeito nesta época, Dr. Valmir Lacerda, que projetou e concretizou a fundação desta banda.

Mesmo deixando sua mãe doente, Betinho teve a coragem e a determinação de enfrentar esta oportunidade e ainda hoje continua como um dos membros da fundação da referida banda, destacando-se pela competência, responsabilidade e dedicação, sendo reconhecido na história araripinense e por isso não podemos esquecer de mencionar o amor que ele tem por aquela terra pernambucana que lhe recebeu de braços abertos e onde reside há 25 anos.

Betinho continuou colaborando com sua experiência musical, animando os eventos na terra dos músicos como componente da Manda Jesus Maria e José, sendo fiel ao dom que lhe foi concedido , tendo a confiança do atual maestro Geraldo Moisés e o apoio de todos os colegas que fazem parte da banda.

IMG-20141130-WA0002
Da Redação – UIRAUNA.NET

Comentários

  • jose ivanio disse:

    Betinho meu grande amigo é com muito penar que leio essa noticia tão desagradante que Deus te coloque em um bom lugar e muitas condolencias a familia, Uirauna perde lindos sons em sua pauta musical, ficando assim uma grande lacuna vazia nos ares musical.

  • Antonio Jorge Dantas disse:

    Tudo passa nessa vida, o homem também passa por fazer parte do contexto natural, mas deixando legados, memorias, descendentes e histórias concretas… meus sentimentos à família Bornó.

  • Rinaldo Fernandes disse:

    Betinho ou Bornó como era conhecido por todos nós, era um amigo leal, pessoa do bem, que vai fazer muita falta, principalmente sua presença na nossa querida Banda Jesus, Maria e José que ele tanto amava e como fazia todos os anos tocando na festa da Sagrada Família. Aos familiares nossos sentimentos.

  • Haroldo Gonçalves SD disse:

    Grande Betinho….Uma pessoa humilde que vai deixar muita saudade nos corações dos Uiraunenses…..Meu irmão Tico Mineiro participou juntamente com ele desta época maravilhosa na banda de música Jesus Maria e José…….Minhas condolências à toda família….

  • Nome

    E-mail

    Comentário