PUBLICIDADES
PUBLICIDADE
  • Facebook do Uirauna.net
  • Twitter do Uirauna.net
  • Canal do youtube do Uirauna.net
  • Instagram do Uirauna.net
  • Whatsapp do Uirauna.net
  • Feed do Uirauna.net
23 dez 2014

Mudança em sistema já encarece emplacamentos na Paraíba


EmplacamentoAs alterações no sistema de registro de financiamento de veículos realizadas no estado da Paraíba têm dado dor de cabeça às concessionárias. Por conta de problemas na migração, os serviços de emplacamento e de emissão de documentos de veículos novos financiados praticamente foram paralisados. Além dos pátios lotados, outra preocupação é com o custo que será repassado ao comprador de motos, carros e até veículos pesados.

Desde 2009 o estado da Paraíba já vinha cobrando e realizando o registro de contrato de financiamento de veículos de forma incorreta. O serviço era feito pelos cartórios extrajudiciais pelo valor de R$ 135,00, mas, segundo o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), o modelo estava irregular e a operação deveria ser processado diretamente pelo Departamento de Trânsito da Paraíba (Detran-PB).

No início do mês, o Detran estadual estabeleceu novo procedimento para o registro de contrato e credenciou a empresa Tecnobank, com pouquíssimo tempo – menos de 15 dias – para prestar o serviço, gerando grande transtorno ao consumidor paraibano.

Além dos problemas técnicos que impedem o emplacamento dos veículos, agora, a cobrança pelo mesmo serviço pode chegar a R$ 200. “Estamos preocupados. Desde o dia 6 de dezembro os veículos estão retidos por conta do sistema. As vendas seguem no mesmo ritmo, mas tenho mais de 100 clientes que esperam há vários dias para retirar o automóvel. O Detran deveria ter pensado no consumidor, mas baixou a portaria e logo implantou o sistema, que está falho”, afirma o gerente de vendas da Volkswagen de João Pessoa, Rafael Furtado.

“Os clientes pensam que a culpa é da loja. É um enorme transtorno para todos. Muita gente contava com o carro para viajar no fim de ano”, observa o gerente comercial da Ford Cavalcante Primo, Daniel Machado.

Aos vendedores da concessionária Capital Fiat, a informação repassada pelo Detran era de que o sistema seria normalizado a partir desta sexta, 19. “Disseram que era um problema com o cadastro dos bancos no sistema. Alguns emplacamentos estão atrasados aqui, mas esperamos que tudo volte ao normal em breve”, afirma o gerente de vendas da loja, Eduardo Garcês.

A Fenabrave na Paraíba entrou com liminar para tentar agilizar os processos de emplacamentos e aguarda decisão da Justiça.

Radar Nacional

Comentários

Nome

E-mail

Comentário