PUBLICIDADES
PUBLICIDADE
  • Facebook do Uirauna.net
  • Twitter do Uirauna.net
  • Canal do youtube do Uirauna.net
  • Instagram do Uirauna.net
  • Whatsapp do Uirauna.net
  • Feed do Uirauna.net
9 set 2017

Manutenção em bombas faz nível do açude de Boqueirão ‘estacionar’ em 8,4%


O nível do açude Epitácio Pessoa, na cidade de Boqueirão, no Cariri paraibano, a 146 quilômetros de João Pessoa, está ‘estacionado’ em 8,4% desde 2 de setembro. Atualmente, o reservatório possui 34,72 milhões de metros cúbicos de água.

De acordo com o presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), João Fernandes, no dia 31 de agosto o quantitativo de água que chegava ao açude sofreu uma queda por conta da manutenção de seis bombas que atuam no Canal da Transposição.

Ele explicou que com os equipamentos desativados, a transferência de água passou de 3,5 m³/s para 2,41 m³/s. João Fernandes disse que o acréscimo no nível do açude não foi percebido pelo fato de a régua medir por centímetro. “O problema já foi contornado e o sistema já opera com normalidade. Apesar de contarmos apenas com seis bombas, o açude experimenta um aporte, que apesar de pequeno, vai voltar ao patamar de antes quando tivermos as 12 bombas funcionando de novo”, garantiu.

O açude de Boqueirão é responsável pelo abastecimento de água em Campina Grande e mais 18 cidades da região. Desde o dia 25 de agosto, o governo do Estado anunciou o fim do racionamento nesses municípios.

Fonte: Portal Correio 

Comentários