PUBLICIDADES
PUBLICIDADE
  • Facebook do Uirauna.net
  • Twitter do Uirauna.net
  • Canal do youtube do Uirauna.net
  • Instagram do Uirauna.net
  • Whatsapp do Uirauna.net
  • Feed do Uirauna.net
18 maio 2017

Mais de 25% dos paraibanos dizem praticar atividade física, aponta Pnad


Paraíba é o terceiro estado do Brasil com o maior percentual de pessoas que praticam atividade, conforme Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conforme Pnad sobre prática esportiva e de atividade física, 25,1% da população da Paraíba com 15 anos ou mais praticaram alguma atividade física pelo menos uma vez em 2015. A frente da Paraíba apenas o Distrito Federal (28,5%) e o Rio Grande do Sul (25,3%).

Curiosamente, o desempenho da Paraíba no outro ponto abordado na pesquisa é um dos piores. Sobre a prática de esportes, o estado foi o 5º pior colocado entre as unidades da federação. Conforme o Pnad, 20,8% dos moradores da Paraíba com 15 anos ou mais praticaram algum esporte em algum dia de 2015. A Paraíba só fica a frente de Rio de Janeiro (18,9%), Alagoas (19%), Rondônia (19,9%) e Rio Grande do Norte (20,4%).

catedral_campinagrande_paraiba

Ao avaliar a distribuição da prática de esporte por sexo, observa-se que o Amazonas também foi destaque, registrando participações de 42,0% dos homens (a maior taxa do Brasil) e 22,4% das mulheres. Na Paraíba, apenas 11,1% das mulheres praticaram algum esporte em 2015, a segunda menor taxa de participação feminina entre estados do Nordeste, a frente apenas do Maranhão (9,9%).

Referente aos dados nacionais, a Pnad apontou que menos de 40% dos brasileiros costumam praticar algum tipo de esporte ou atividade física. A região Nordeste foi a segundo com o menor índice, com 36,3% da população pesquisada. A média nacional, de acordo com o Pnad, foi de 37,9%.

Em resumo, a pesquisa aponta uma prática maior entre os homens, os mais jovens, a população com maior escolaridade e maior renda. Isso se evidencia principalmente em relação às atividades classificadas como esporte.

Fonte: G1 – PB

Comentários