PUBLICIDADES
PUBLICIDADE
  • Facebook do Uirauna.net
  • Twitter do Uirauna.net
  • Canal do youtube do Uirauna.net
  • Instagram do Uirauna.net
  • Whatsapp do Uirauna.net
  • Feed do Uirauna.net
14 jul 2017

Maiores emissoras do mundo, Globo e Televisa vivem situações parecidas


A Globo e a Televisa, do México, estão entre os maiores canais de TV do mundo e são consideradas duas das maiores produtoras de teledramaturgia do planeta. Ambas emissoras têm como carro-chefe a produção, exibição e exportação das novelas, verdadeira paixão de brasileiros e mexicanos. Apesar de tantas semelhanças, Globo e Televisa vivem momentos distintos.

Nas últimas décadas com o crescente número de produções de novelas, com direito à abertura da faixa das onze, a Globo se vê no desafio de “inovar” suas narrativas. Isso não só para manter um padrão de qualidade, mas para conseguir se sobressair de sua concorrência, que aumentou com o passar dos anos, incluindo o consumo dos serviços de streaming, como a Netflix.

Não é só mostrar a história de amor entre a mocinha e o mocinho, ou as vilanias dos antagonistas. É como se reinventar para mostrar para o público algo que o cative. Desafiada, a Globo passou a colocar em pauta a abordagem de novelas e tramas de maneiras “inovadoras”. Os exemplos mais recentes são “Meu Pedacinho de Chão”, que tinha uma história e narrativa que mais pareciam um conto de fadas, a minissérie “Justiça”, que contou histórias de vários protagonistas que em certo momento se entrelaçavam, e até a mais recente “A Força do Querer”, que conta com três protagonistas diferentes: Jeiza (Paolla Oliveira), Ritinha (Isis Valverde) e Bibi Juliana (Paes).

DSC_0952-Cópia-620x412

É bem verdade que nem sempre os produtos da Globo em termos de narrativa nas novelas alcançam enorme sucesso, mas a emissora demonstra preocupação em trazer aos telespectadores novas histórias e maneiras “diferentes” de levar ao público personagens e tramas. Já na Televisa, essa não parece a preocupação atual, pelo menos até aqui. É que as novelas da maior emissora de TV do México seguem fórmulas bastante parecidas, remake dos remakes, onde possuem dramas praticamente idênticos e apresentam pouquíssimas inovações.

É aquela vilã que é capaz de fazer tudo por dinheiro, ou a mocinha humilde que descobre ter parte da família rica. Esses são alguns dos exemplos que podem ser encontrados em praticamente todas as tramas mexicanas. O fato é que a Televisa vive um momento fraco em sua teledramaturgia.

Vale dizer que hoje, algumas das tramas mexicanas da Televisa podem ser acompanhadas pelo SBT. Faça o teste: assista e observe como as novelas mexicanas, e até nomes dos personagens, pararam na falta de inovação e se tornaram repetitivos.

Fonte: TV Foco 

Comentários

Nome

E-mail

Comentário