PUBLICIDADES
PUBLICIDADE
  • Facebook do Uirauna.net
  • Twitter do Uirauna.net
  • Canal do youtube do Uirauna.net
  • Instagram do Uirauna.net
  • Whatsapp do Uirauna.net
  • Feed do Uirauna.net
17 ago 2015

Governo da Paraíba vai oferecer 3 mil CNH´s gratuitas ainda este ano


655555555555555555555O Programa de Habilitação Social vai disponibilizar três mil vagas para a Paraíba ainda este ano.

A terceira edição do programa está prevista para novembro, mas ainda não tem data marcada para inscrições.

Em 2014, foram inscritos 41.000 candidatos, sendo desse total 3 mil classificados por critérios pré-estabelecidos no manual do candidato para as diversas categorias de Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Foram 80% das vagas para as categorias A (motocicletas) e B (automóveis) e 20% para adição ou mudança de categoria.

O programa é de iniciativa estadual e realizado em parceria do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds).

Tem como objetivo a formação, qualificação e habilitação profissional de condutores de veículos automotores e possibilitar o acesso das pessoas de baixo poder aquisitivo à obtenção de autorização para condução de ciclomotores, ACC, e da primeira CNH nas categorias A ou B, adição de categoria A ou B, bem como a mudança de categoria C, D e E.

Esse é o caso da estudante Jaciara Ferreira, 18 anos, que pretende seguir o exemplo da irmã Jéssica Ferreira, 23 anos, que tirou a primeira habilitação pelo programa social no ano passado. “Esse ano quando as inscrições abrirem irei me candidatar. É uma forma de quem não tem condição poder ter uma habilitação”, pontuou.

Diferentemente da estudante, a auxiliar de cozinha Wilda da Silva, 36 anos, não conhecia o programa social e ficou sabendo apenas recentemente. “Nem conhecia pois é pouco divulgado. Não sei como faço para participar. É uma coisa boa para a população”, ressaltou.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social do Estado, Aparecida Ramos, as pessoas que tiverem interesse na habilitação social devem atender alguns critérios, como estarem inscritos no Cadastro Único do Programa Bolsa Família do governo federal, ter renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio, alunos matriculados na rede pública de ensino nos programas Pró-Jovem e Brasil Alfabetizado e outros.

“Os candidatos passam por uma triagem na Seds e nós encaminhamos a lista para o Detran, para que eles encaminhem para as etapas de habilitação. Das três mil vagas, 1500 são reservadas para os inscritos no Bolsa Família”, revelou.

Muitos candidatos chegam na autoescola e são reprovados porque possuem pouco conhecimento de leitura ou são analfabetos.

Sobre isso, o Detran explicou que até o momento todas as vagas foram ocupadas por candidatos. Ainda conforme o órgão de trânsito estadual, na primeira edição do programa, em 2013, foram emitidas 1.139 carteiras CNHs. Na segunda edição,que ainda está na terceira chamada, já foram emitidas 1.114 carteiras.

jpbonline

Comentários

Nome

E-mail

Comentário