PUBLICIDADES
PUBLICIDADE
  • Facebook do Uirauna.net
  • Twitter do Uirauna.net
  • Canal do youtube do Uirauna.net
  • Instagram do Uirauna.net
  • Whatsapp do Uirauna.net
  • Feed do Uirauna.net
15 jan 2016

Globo não reconhece o erro, mas muda a logomarca de “Eta Mundo Bom”


A cinco dias da estreia, a logomarca de “Eta Mundo Bom” foi alterada. A mudança, sutil, ocorre uma semana depois de o blog apontar que o título da novela estava errado, ao ostentar um acento circunflexo na palavra “eta”. A nova marca trocou o acento em cima da letra “e” por um chapéu em miniatura colocado na ponta da letra (imagem acima).

novo-logo-de-eta-mundo-bom-1452877761453_300x200

Questionada pelo blog no último dia 6, a Globo disse que a decisão de acentuar a palavra no título foi “uma liberdade artística para reforçar o acento caipira”. Agora, depois de realizada a mudança, a emissora negou que o objetivo tenha sido corrigir o erro. “O ajuste foi para reforçar e deixar mais evidente que o acento marca o sotaque caipira, já que, de acordo inclusive com a sua matéria, isso não havia ficado tão claro”.

etamundobomlogo-300x169

A interjeição “eta” é citada sem acento nos dicionários “Houaiss” e “Aurélio” bem como no “Vocabulário Oficial da Língua Portuguesa”. Ao lamentar que a Globo esteja usando uma grafia errada, o professor Pasquale Cipro Neto observou: “As pessoas adoram colocar acentos indevidos, sobretudo em determinadas palavras cuja vogal tônica tem timbre fechado. A veiculação dessa grafia certamente aumentará essa

vontade e dará ‘legitimidade’ a ela.”

No vídeo abaixo, reproduzido de uma entrevista que Walcyr Carrasco deu ao UOL Vê TV em outubro, o autor fala sobre a novela, explicando por que trocou o título original, “Candinho”, para o atual e detalha alguns aspectos da história, como a homenagem a Mazzaropi (1912-1981).

UOL

Comentários

Nome

E-mail

Comentário