PUBLICIDADES
PUBLICIDADE
  • Facebook do Uirauna.net
  • Twitter do Uirauna.net
  • Canal do youtube do Uirauna.net
  • Instagram do Uirauna.net
  • Whatsapp do Uirauna.net
  • Feed do Uirauna.net
5 jan 2015

Falta de sangue pode adiar cirurgias eletivas na Paraíba


genivaldoA realização de cirurgias eletivas na Paraíba pode ser prejudicada pela falta de sangue no Estado. Atualmente, o banco de sangue do Hemocentro está com estoque em cerca de 40% e apresenta um quadro crítico. “Estamos trabalhando na medida. Se o número de doações não aumentar, as cirurgias eletivas podem ter que ser adiadas”, explicou a diretora Administrativa do Hemocentro, Ione Moura.

De acordo com Ione, o período de final de ano e início de janeiro é mais complicado porque o número de doadores diminui e o de acidentes aumenta. “Geralmente temos uma baixa no número de doarores entre as festas de final de ano e o dia 15 de janeiro. Isto aconbtece não só na Paraíba, mas também em muitos outros estados por causa das férias e viagens. As pessoas doam menos e a demanda por sangue sobe porque acontecem mais acidentes”, justificou.

Para incentivar a população a doar sangue, o Hemocentro da Paraíba criou duas campanhas. A primeira foi feita em parcerias com times de futebol. No mês de dezembro, os atletas e torcedores do Botafogo da Paraíba foram convidados a fazer a doação. A torcida do Corinthians também já participou da ação.

No último dia 22, os jogadores que integram o elenco principal do Belo foram até o Hemocentro e 26 estavam aptos a contribuir com a campanha. “É um gesto nobre. Muito importante que todas as pessoas, que a torcida do Belo abrace a campanha e ajude a abastecer o Hemocentro nesse período crítico”, comentou o goleiro Edson.

Para a outra campanha, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) está usando a força das redes sociais para tentar aumentar o estoque do banco de sague. O #desafiodosangue tem como intenção criar um ciclo de doações. O doador tira uma “selfie” durante a coleta de sangue e, em seguida, posta a foto nas redes sociais usando a hashtag da campanha, desafiando três ou mais amigos a fazerem o mesmo.

Para doar sangue, basta ir a qualquer hemocentro ou hemonúcleo da Paraíba munido de documento com foto e realizar um questionário básico de triage. Os hemocentro funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados das 7h às 17h. Os hemonúcleos ficam abertos de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. O doador de sangue tem direitos reconhecidos, como um dia de folga no ano no trabalho e isenção de taxas de inscrições de concursos.

Pode doar sangue qualquer pessoa com boa saúde que tenha entre 16 e 69 anos e pese mais de 50kg. O doador deve estar alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, não estar fazendo uso de medicamentos e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas. É necessário levar um documento oficial com foto para realizar a doação.

9898988989
G1 – PB

Comentários

Nome

E-mail

Comentário