PUBLICIDADES
PUBLICIDADE
  • Facebook do Uirauna.net
  • Twitter do Uirauna.net
  • Canal do youtube do Uirauna.net
  • Instagram do Uirauna.net
  • Whatsapp do Uirauna.net
  • Feed do Uirauna.net
30 out 2016

Crivella é eleito prefeito do Rio de Janeiro


O senador Marcelo Crivella (PRB) foi eleito prefeito do Rio de Janeiro. Com 92,24% das urnas apuradas, ele alcançou 1.558.607 votos, o equivalente a 59,2% do total. Seu adversário, o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL), recebeu 1.075.764 sufrágios, o que corresponde a 40,8%. O resultado foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na noite deste domingo (30).Desde o primeiro turno, quando ficou em primeiro lugar com 27,78% dos votos válidos, Crivella liderou todas as pesquisas divulgadas em outubro. Na última semana, Freixo diminuiu a diferença, mas a subida na preferência não foi suficiente para reverter o resultado.

Segundo o Datafolha, a maior distância entre os dois candidatos foi aferida na pesquisa do dia 14 de outubro, que apontava Crivella com 66% dos votos válidos (excluindo brancos e nulos) e Freixo com 34%. O último levantamento, publicado no dia 29, mostrava Crivella com 58%, enquanto Freixo tinha 42%.

Já o Ibope apurou que, em 10 de outubro, Crivella tinha 67% dos votos válidos, enquanto Freixo alcançava 33% de preferência. A pesquisa divulgada no último sábado (29) revelou que a diferença entre os dois, que foi de 34 pontos percentuais, caiu para 14 pontos no último levantamento, quando o placar ficou em 57% a 43% – mesmo resultado da pesquisa boca de urna, que saiu no fim da tarde deste domingo.l74t6undzlvl

Trajetória

Marcelo Crivella é bispo evangélico e sobrinho de Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus. Carioca, nascido em 1957, é formado em Engenharia pela Universidade Santa Úrsula. É senador desde 2003 e já ocupou o Ministério da Pesca no primeiro mandato da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Foi candidato a prefeito em 2004 e 2008 e, em 2014, concorreu ao governo do Estado, perdendo a disputa para o governador licenciado, Luiz Fernando Pezão (PMDB). Já foi filiado ao extinto Partido Liberal (PL), sigla que, posteriormente, passou a se chamar PR. Ao lado do ex-vice-presidente José Alencar, fundou o PRB.

Além do PRB, a coligação de Crivella contou com o PR e o PTN. O vice-prefeito eleito é o engenheiro Fernando Mac Dowell, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ex-diretor do Metrô Rio.

O prefeito eleito irá substituir Eduardo Paes (PMDB), que venceu a eleição de 2008 e foi reeleito em 2012.

Fonte: iG

Comentários

Nome

E-mail

Comentário