PUBLICIDADES
PUBLICIDADE
  • Facebook do Uirauna.net
  • Twitter do Uirauna.net
  • Canal do youtube do Uirauna.net
  • Instagram do Uirauna.net
  • Whatsapp do Uirauna.net
  • Feed do Uirauna.net
19 ago 2017

Colecionador da PB participa de maior evento da América Latina de ferreomodelismo


Mais de 2700 km separam João Pessoa de São Carlos, no interior paulista. Mas é exatamente esta distância que o aposentado paraibano João Carlos Ferreira, de 65 anos, vai se deslocar para participar do maior encontro de ferreomodelismo da América Latina. O 18º Encontro de Ferreomodelismo Frateschi, marcado para este sábado (19), começa a partir das 9h na Estação Cultura da cidade.

O ex-professor universitário é um verdadeiro aficionado pela coleção de trens em miniatura e começou a sua coleção em 1984, quando comprou seu primeiro trem elétrico.

“Estou muito ansioso para participar deste encontro e rever colegas ferreomodelistas. Será a terceira vez que participo deste encontro, sendo que a última vez foi na década de 90, quando eu morava em Campinas. Desta vez, minha viagem será bem mais longa”, disse o colecionador.

João Carlos possui atualmente 1.100 vagões, 160 carros de passageiros e 220 locomotivas, todos organizados e muito bem conservados. Segundo o colecionador, a paixão pelos trens vem desde a infância, quando utilizava muito este meio de transporte.

39736.72912-negocios

“Sempre gostei de trens, até por influência familiar, pois dois tios, irmãos de meu pai, eram ferroviários, e nas décadas de 50, 60 e 70 utilizávamos bastante este meio de transporte. Eram viagens muito gostosas”, completa o aposentado.

O próximo passo desta paixão será a construção da própria maquete. “Já construí um salão de 150 m2, em um terreno de minha propriedade, e é lá que pretendo erguer minha maquete.

Assim que eu instalar os aparelhos de ar condicionado, iniciarei a construção dela”, explica Ferreira, que diariamente mexe em sua coleção, seja para organizá-la ou limpá-la.

Edição especial

O 18º Encontro de Ferreomodelismo será especial, pois comemorará os 50 anos da Frateschi, única fabricante da América Latina de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais. Ele acontecerá pela sexta vez em São Carlos e deverá reunir 5 mil pessoas ao longo do dia, entre aficionados e público em geral, tanto do Brasil quanto de outros estados e até do exterior.

O público poderá conferir cerca de 30 maquetes, de várias regiões do país, além de comprar produtos alusivos ao ferreomodelismo. Uma das maiores maquetes, inclusive, virá de Curitiba especialmente para o evento e será transportada de caminhão.

Fonte: Portal Correio 

Comentários