PUBLICIDADES
PUBLICIDADE
  • Facebook do Uirauna.net
  • Twitter do Uirauna.net
  • Canal do youtube do Uirauna.net
  • Instagram do Uirauna.net
  • Whatsapp do Uirauna.net
  • Feed do Uirauna.net
20 dez 2015

Casa da Rabeca celebra Natal com Encontro de Cavalo Marinho


Para manter viva a chama da tradição cultural de Pernambuco, a Casa da Rabeca celebra o Natal com homenagem a um dos principais folguedos do país – o Cavalo Marinho. O espaço sediará no dia 25 de dezembro (sexta-feira) o 21º Festival Nacional de Cavalo Marinho, congregando 11 grupos regionais de Pernambuco e da Paraíba. Os festejos têm início às 19h, e a entrada é gratuita para todo o público.

Festival de Cavalo Marinho 2011 2 (crédito Ana Lira)

Mesclando sons, cores e movimentos, o Cavalo Marinho é uma variação do Bumba-Meu-Boi típica da Zona da Mata nordestina e tem relação próxima com a religiosidade local, atingindo seu ápice na época natalina. O evento reunirá 11 grupos de nove municípios entre Pernambuco e Paraíba, que se apresentarão tal como manda a tradição, reverenciando o folguedo com performances que envolvem música, teatro e dança, com direito a coreografias e falas improvisadas.

O Festival, que abre oficialmente o ciclo de comemorações natalinas da Casa da Rabeca, é realizado pelo espaço desde 1995, por iniciativa do Mestre Salustiano, uma das mais emblemáticas personalidades da cultura popular do Estado. Desde o falecimento do rabequeiro, em 2008, o evento vem sendo realizado por seus filhos e netos, num movimento de reafirmação das raízes culturais na contemporaneidade.

Pedro Salustiano, um dos organizadores do evento, ressalta que o evento é uma oportunidade de famílias e pessoas de todas as idades conhecerem e reviverem o espírito natalino típico da cultura popular. “Este ano, em particular, o Festival será especial, visto que o Natal cai numa sexta-feira, então poderemos conferir apresentações completas dos grupos, que vão representar e dançar até o sol raiar”, afirma ele.

DIA DE REIS – As comemorações da Casa da Rabeca ganham continuidade com a 21ª Festa de Reis, que será celebrada no próximo dia 6 de janeiro, também com programação regional gratuita. Nos mesmos moldes do Festival de Cavalo Marinho, o evento revive a cultura popular com apresentações teatrais e musicais e ritos natalinos tradicionais, como a queima da lapinha.

SERVIÇO:

21º Festival Nacional de Cavalo Marinho

Quando: sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Onde: Casa da Rabeca (Rua Curupira, 340, Cidade Tabajara – Olinda/PE)

Horário: 19h

Entrada gratuita.

Mais informações: 3371-8197

Cavalo Marinho Estrela Brilhante do Mestre Antônio Teles – Condado/PE

Cavalo Marinho Boi Brasileiro do Mestre Biu Roque – Condado/PE

Cavalo Marinho Estrela do Amanhã – Condado/PE

Cavalo Marinho Estrela do Oriente do Mestre Inácio Lucinda – Camutanga/PE

Cavalo Marinho Boi Maneiro – Itambé/PE

Cavalo Marinho Boi de Ouro do Mestre Araujo – Pedra de Fogo/PB

Cavalo Marinho Boi Ventania do Mestre João de Pixica – Feira Nova/PE

Cavalo Marinho Boi Tira Teima do Mestre Zé de Bibi – Gloria do Goitá/PE

Cavalo Marinho Boi Teimoso do Mestre Borges Lucas – Lagoa de Itaenga/PE

Cavalo Marinho Boi Coroado do Mestre Aicão – Araçoiaba/PE

Cavalo Marinho Boi da Luz do Mestre Dinda – Olinda/PE

 Fonte: Acontece Santyago 

Comentários

Nome

E-mail

Comentário