PUBLICIDADES
PUBLICIDADE
  • Facebook do Uirauna.net
  • Twitter do Uirauna.net
  • Canal do youtube do Uirauna.net
  • Instagram do Uirauna.net
  • Whatsapp do Uirauna.net
  • Feed do Uirauna.net
11 fev 2015

Carnaval de Salvador aposta no folião pipoca e ganha guia de programação


  • prefeito-de-salvador-acm-neto-fala-da-programacao-de-carnaval-da-capital-baiana-1423589001013_615x300Prefeito de Salvador ACM Neto divulga programação da capital baiana em coletiva

O folião pipoca será o grande protagonista do Carnaval de Salvador em 2015, que este ano homenageia os 30 anos do axé. O anúncio foi feito pelo prefeito ACM Neto, durante coletiva realizada nesta terça-feira (10), para detalhar os últimos preparativos para a folia, que terá início antecipado, na quarta (11).

Durante o evento, que contou com a presença de todo secretariado e dirigentes de órgãos municipais, foram apresentadas novidades na programação oficial, como uma arena dedicada ao samba, apresentação de DJs que animarão os foliões na transição entre os trios, roda gigante e vila gastronômica.

Guia

Na ocasião, foi lançado Guia Oficial do Carnaval 2015, uma publicação impressa com informações que pretendem facilitar a vida dos foliões turistas e baianos.

Com tiragem de 50 mil exemplares, o material vai trazer a programação completa com dicas de roteiros, telefones úteis e curiosidades sobre a história da festa.

Volta às origens

Além da homenagem ao axé music, tema oficial da festa, este ano o evento pretende resgatar o clima dos antigos carnavais e ampliar a programação para o folião pipoca. Serão 70 atrações sem cordas nos dois circuitos, Dodô/Barra-Ondina e Osmar/Campo Grande.

Na quarta-feira (11), a partir das 19h, se apresentam na Barra as bandas de sopro e percussão, logo após o show das orquestras de Fred Dantas, Zé Freitas, Paulo Primo e Benutti.

O cantor Luiz Caldas, criador do ritmo homenageado, vai abrir a festa na quinta-feira (12). O prefeito vai entregar as chaves da cidade ao Rei Momo ao som da música “Fricote”, considerado marco inicial do axé music. A cantora Daniela Mercury também fará uma apresentação especial no camarote da Prefeitura.

Ainda na quinta, o cantor Bell Marques inaugura a folia de 2015 no Campo Grande em um trio independente, pela primeira vez sem a Chiclete com Banana. Na sexta-feira (13), acontece a segunda edição do Furdunço, movimento que  resgata os pequenos equipamentos e as manifestações culturais de chão.

Esse ano, o evento será sediado no Campo Grande e contará com 30 atrações, dentre elas a BaianaSystem, Orkestra Rumpilezz e Armandinho e a Fobica. “Esperamos reunir 200 mil pessoas  no Furdunço para fazer uma grande bagunça organizada.”, brinca o prefeito.

O músico Carlinhos Brown comanda no chão o Camarote Andante, que vai agitar a pipoca da Barra, no sábado (14). No domingo (15), os foliões sem corda vão poder seguir o Cordão Cultural Afropop, liderado por Margareth Menezes, que também sai na Barra, onde ainda desfilam Baby do Brasil e Paulinho Boca.

A Timbalada e o cantor Saulo Fernandes se apresentam na mesma data, na Avenida (Campo Grande) com o espetáculo Povesia (povo e poesia), onde receberá o grupo paulistano Teatro Mágico para celebrar as diversas artes. Blocos afro tradicionais como Filhos de Gandhy, Muzenza e Malê Debalê saem na Barra-Ondina, na segunda-feira (16).

O destaque da terça-feira (17) é a volta da cantora Daniela Mercury ao circuto do Campo Grande. Após um hiato de 20 anos, a cantora retorna sem cordas ao circuito Osmar, trazendo como convidado o grupo percussivo Quabales.

O tradicional arrastão, em que trios sem corda se despedem dos foliões no circuito Barra-Ondina, está confirmado para a manhã da quarta-feira (18). No Pelourinho, também haverá festa para todos os gostos. São 45 shows gratuitos em um palco armado no largo principal, em frente à Fundação Casa de Jorge Amado.

Comandam a folia no Centro Histórico estrelas como Jorge Aragão, Edson Gomes e Moraes Moreira, que esteve ausente da folia em 2014. A partir de sábado (14), seis bairros  da capital também terão Carnaval. Serão sete palcos e mais de 150 shows em Itapuã, Periperi, Liberdade, Plataforma, Boca do Rio e Cajazeiras. Já Piatã terá o palco do rock.

Clique aqui e confira a programação completa do Carnaval de Salvador.

  UOL

Comentários

Nome

E-mail

Comentário