PUBLICIDADES
PUBLICIDADE
  • Facebook do Uirauna.net
  • Twitter do Uirauna.net
  • Canal do youtube do Uirauna.net
  • Instagram do Uirauna.net
  • Whatsapp do Uirauna.net
  • Feed do Uirauna.net
2 fev 2016

Cagepa suspende abastecimento de cidade da PB por baixo nível de açude


A cidade de Itaporanga, no Sertão paraibano, localizada 428 quilômetros de João Pessoa, ficará sem abastecimento de água encanada, a partir desta segunda-feira (1º). A decisão foi anunciada pela Companhia de Água e Esgoto do Estado da Paraíba (Cagepa) alegando que, devido ao baixo nível da água do açude Cachoeira dos Alves, que abastece a população, não há como realizar o tratamento, por ela estar fora dos padrões recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), o açude Cachoeira dos Alves tem capacidade máxima de 10,6 milhões de metros cúbicos (m³) de água. Atualmente, o manancial está com apenas 176,9 mil m³, o que corresponde a 1,7% da capacidade. Conforme a Cagepa, mesmo com a insistência de manter o abastecimento, as bombas só teriam força para retirar a água por apenas alguns dias devido ao baixo nível.

A cidade de Itaporanga tem pouco mais de 24 mil habitantes, segundo o Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O G1 tentou entrar em contato com a prefeitura de Itaporanga para saber quais medidas serão tomadas para garantir água à população, mas as ligações não foram atendidas.

Comentários

Nome

E-mail

Comentário