PUBLICIDADES
PUBLICIDADE
  • Facebook do Uirauna.net
  • Twitter do Uirauna.net
  • Canal do youtube do Uirauna.net
  • Instagram do Uirauna.net
  • Whatsapp do Uirauna.net
  • Feed do Uirauna.net
10 maio 2017

Cadastro Eleitoral Biométrico em Uiraúna. Você já fez o seu?


Desde o dia 06 de março deste ano os municípios de Uiraúna, Poço Dantas e Joca Claudino, que compõem a 53.ª Zona Eleitoral, passam pelo processo de Revisão do Eleitorado, com cadastramento biométrico. São dois objetivos com uma única ação: possibilita o cancelamento de eleitores falecidos ou que residem em outros municípios, deixando o eleitorado em número mais próximo ao da população local, e, coleta os dados biométricos (foto, digitais e assinatura) para formação de um Cadastro Nacional.

No Estado da Paraíba, além de Uiraúna, mais 97 municípios passam por esse processo, mas são os últimos a passar por tal processo, de modo que, nas Eleições de 2018, o Estado estará com todos os seus eleitores biometrizados.

Para realizar o cadastramento biométrico o eleitor deve comparecer ao Cartório Eleitoral, entre as 7h e 14h, munidos de documentos originais (documento público com foto, como RG ou CNH, título de eleitor, comprovante de residência atual ou de até 3 meses atrás, e, CPF), para comprovar sua identidade e seu domicílio eleitoral.

Em Joca Claudino haverá um Posto de Atendimento, entre os dias 22/05 a 07/07/2017, na Câmara Municipal, para atender os eleitores daquele município, assim como em Poço Dantas, que será entre 17 de julho a 08 de setembro.

O prazo final dado pelo Tribunal Regional Eleitoral para os eleitores procurarem o Cartório Eleitoral é dia 19 de dezembro de 2017, sob pena de cancelamento do título de eleitor, impossibilitando o eleitor de votar, e possível suspensão do CPF, que, por sua vez, pode gerar a suspensão benefícios do Governo Federal e do INSS.

A procura tem sido boa, conforme pode-se ver do acompanhamento extraído do site do TRE-PB (http://apps.tre-pb.jus.br/ords/f?p=100:42:2678437594033::NO), onde só Uiraúna 3.208 eleitores já fizeram sua revisão, um percentual de 27,78% do eleitorado total (11.547), estando em 33.º no ranking entre os municípios em processo de revisão no Estado. O que, segundo as estimativas do Regional está dentro da meta traçada para o município para atender a todos os eleitores até o prazo final.

Como Joca Claudino ainda não está funcionando o Posto, está apenas com 8,02% (225 eleitores) e Poço Dantas com 3,71% do eleitorado revisado(140 eleitores). Assim, considerando a Zona Eleitoral por completo, são 20,51% do eleitorado revisado (3.573 eleitores), faltando 14.549 eleitores para atingir os 100%. o que dá uma média de atendimento diário de 90 pessoas, nos últimos dias.

De qualquer modo, podemos ver que ainda falta muito para se alcançar o eleitorado da Zona, o que requer uma maior procura por parte dos eleitores, que já estão cientes da importância desse processo, haja vista a correta identificação do eleitor, o que garante segurança do voto, possibilitando uma eleição mais limpa. Ademais, está se construindo uma base de dados de identificação dos cidadãos a nível nacional e superior em qualidade aos outros documentos do tipo Registro Geral (RG), que tomam o Estado como base.

Assim, resta-nos fazer a nossa parte, o que nos dará o direito de participar da escolha dos representantes dos Poderes Legislativo e Executivo, que são os que direcionam as políticas nacional, regional e municipal, interferindo diariamente e de forma incisiva em nossas vidas. Você já fez o seu?

agendamento-biométrico

Da Redação com Francisco Walmir Lopes

Comentários

Nome

E-mail

Comentário