PUBLICIDADES
PUBLICIDADE
  • Facebook do Uirauna.net
  • Twitter do Uirauna.net
  • Canal do youtube do Uirauna.net
  • Instagram do Uirauna.net
  • Whatsapp do Uirauna.net
  • Feed do Uirauna.net
5 out 2017

Cadastro Eleitoral Biométrico em Uiraúna – Atualização


Mesmo após longo período de divulgação intensiva em todas as mídias – rádios, TVs, internet e demais mídias sociais –, dentre outros meios, o que se sobressai como notícia é a baixa procura pelos eleitores atual e o grande número dos que faltam fazem ainda seu cadastramento biométrico, sendo que somente em outubro que alcançou-se os 70% do eleitorado de Uiraúna-PB, quando em outros municípios e Zonas já supera os 80%, percentual mínimo exigido para a realização de eleição totalmente biometrizada.

Até mesmo a antecipação do prazo de encerramento já foi amplamente divulgada, mesmo assim, ainda restam 3.386 eleitores, só em Uiraúna, e apenas 35 dias para ser cancelado o título de quem não o fizer, já que o prazo é dia 30 de novembro.

Em 03 de outubro de 2017, a situação da Revisão com cadastro de biometria na 53.ª Zona está assim delineada:

Eleitorado Total (em 09/03/2017) Eleitorado revisado   (%)
Uiraúna 11.547 8.161 70,68
Poço Dantas 3.770 2.944 78,09
Joca Claudino 2.805 2.211 78,82

 

Em Joca Claudino e Poço Dantas foram instalados Postos de Atendimento, já tendo encerrado seu funcionamento, de modo que os eleitores desses municípios que ainda não fizeram seu cadastramento (1.310) agora terão que ir até o Cartório Eleitoral em Uiraúna, disputando vagas com os demais eleitores.

O que podemos concluir é que nos últimos dias haverá grandes filas de atendimento, de tal modo, que será impossível atender a todos, e, mesmo o eleitor que procurar dentro do prazo, não terá garantia de ser atendido. Ou seja, correrá sérios riscos de ter seu título cancelado.

Aliás, quem não fizer seu cadastramento até dia 30 de novembro terá, necessariamente, seu título cancelado, e, com isso, poderá ser suspenso seu CPF, recebimento de salários ou contas bancárias, ou cancelado benefícios sociais, proventos do INSS, não poderá contratar com o Governo, ou participar de concurso público ou assumir cargos públicos. Enfim, o prejuízo poderá enorme, para o que deixar de comparecer. E só para esses!

Para realizar o cadastramento biométrico o eleitor deve comparecer ao Cartório Eleitoral, entre as 7h e 14h, munidos de documentos originais (documento público com foto, como RG ou CNH, título de eleitor, comprovante de residência atual ou de até 3 meses atrás, e, CPF), para comprovar sua identidade e seu domicílio eleitoral.

A sociedade e a democracia, tendo em vista a segurança trazida com o cadastro de tais dados biométricos, e a formação de um banco de dados que possibilitará a identificação de cada cidadão brasileiro.

O município respectivo com o ajuste de seu eleitorado.

Cada um cidadão que comparecer, já que o título eleitoral é um documento obrigatório, e, seu não comparecimento implicará em seu cancelamento, com possíveis sérias complicações daí advindas já mencionadas.

Exclusivamente, Eu! Pois, sendo documento obrigatório, o cancelamento do mesmo trará enormes prejuízos, inclusive financeiros.

Nem mesmos os políticos perdem se você deixar de votar, pois ganharão com os votos dos poucos que votarem, aliás, ficará até mais fácil ganhar se tiver menos eleitores, pois serão menos que terão que ‘convencer’.

Outrossim, pensando numa maior comodidade para o eleitor faltante, o Cartório Eleitoral de Uiraúna estará aberto às quartas-feiras até as 17 horas (5 da tarde), excepcionalmente, neste mês de outubro, deixando mais essa oportunidade.

Por fim, como dia 12 de outubro será feriado nacional, dia da Padroeira, em uma quinta-feira, o expediente da sexta, dia 13, será antecipado para a quarta-feira. Assim, dia 11 de outubro, o expediente será das 07h até as 18h. Não havendo expediente nos dias 12 e 13.

Da Redação – UIRAUNA.NET

Comentários

Nome

E-mail

Comentário