PUBLICIDADES
PUBLICIDADE
  • Facebook do Uirauna.net
  • Twitter do Uirauna.net
  • Canal do youtube do Uirauna.net
  • Instagram do Uirauna.net
  • Whatsapp do Uirauna.net
  • Feed do Uirauna.net
13 abr 2018

Barragem de Pau dos Ferros recebe suas primeiras àguas


Hoje (13), depois de grandes volumes de chuvas registradas na região Oeste, o pauferrense amanheceu cheio de esperanças pela primeiras águas que chegam a barragem Dr. Pedro Diógenes de Pau dos Ferros.

O Açude Pau dos Ferros, oficialmente Açude Público Dr. Pedro Diógenes Fernandes, é um reservatório localizado em Pau dos Ferros, no interior do estado do Rio Grande do Norte. Situado na bacia hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró, a seis quilômetros do centro da cidade, é o sétimo maior reservatório do Rio Grande do Norte, com capacidade para 54,846 milhões de metros cúbicos de água.

Foi construído pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), na gestão do prefeito Pedro Diógenes Fernandes, entre os anos de 1965 a 1967, ano de sua inauguração, atingindo sua capacidade máxima pela primeira vez em 18 de março de 1968. Sua parede tem 500 metros de comprimento e o sangradouro 240 metros de largura, sendo que sua bacia hidrográfica cobre uma área de 2 050 quilômetros quadrados. A precipitação média anual é de cerca de 800 milímetros.

Com a seca mais intensa das últimas décadas que atinge a região desde 2012, o volume do açude caiu drasticamente e hoje o reservatório se se encontrava completamente seco. Sendo assim, o abastecimento de água de Pau dos Ferros passou a realizado em rodízio, através de uma adutora de engate rápido que transporta água vinda da barragem Santa Cruz, em Apodi.

Fonte: Jornal Folha Regional

Comentários

Nome

E-mail

Comentário