PUBLICIDADES
PUBLICIDADE
  • Facebook do Uirauna.net
  • Twitter do Uirauna.net
  • Canal do youtube do Uirauna.net
  • Instagram do Uirauna.net
  • Whatsapp do Uirauna.net
  • Feed do Uirauna.net
24 nov 2015

Bandeira verde pode aliviar impacto da inflação em 2016


20151123205023_2387_capaMesmo após o Relatório de Mercado Focus, do Banco Central, divulgar que a estimativa para a inflação em 2016 passou do teto da meta pela primeira vez, informações do jornal Valor Econômico dão conta, segundo economistas, que mudanças na modalidade da bandeira tarifaria da energia pode aliviar um pouco as contas públicas e talvez amenizando os um pouco os problemas com os preços, medidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Segundo a publicação, a demanda menor por energia, aliada a uma melhora nos índices de chuva para o começo do ano que vem levariam ao desligamento de mais algumas termelétricas em 2016, reduzindo o custo da energia, consequentemente aplicando a bandeira verde. Caso as previsões de chuva se realizem, o acréscimo extra a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos passaria para zero, contra os atuais R$ 4,50.

O cenário, ainda segundo os especialistas, só não é melhor por conta da seca no Nordeste, que prejudicou consideravelmente o nível dos reservatórios da região. Outro fator que ainda preocupa é a relicitação de 29 hidrelétricas marcada para o fim de novembro deste ano.

Mesmo assim, a previsão é que as tarifas de energia, segundo Wilson Ferreira Junior, presidente da CPFL Energia, caiam 8% em dois anos. Mas ferreira ainda acredita que o mercado livre já deve contar com preços mais baixos para o setor já a partir do próximo ano.

De acordo com Tiago Correia, diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a previsão para a mudança para a bandeira verde está para o período entre abril e maio, quando seria possível contar com a recuperação dos reservatórios de grandes hidrelétricas se confirmadas as expectativas de chuva.

Fonte: Diário do Nordeste

Comentários

Nome

E-mail

Comentário