PUBLICIDADES
PUBLICIDADE
  • Facebook do Uirauna.net
  • Twitter do Uirauna.net
  • Canal do youtube do Uirauna.net
  • Instagram do Uirauna.net
  • Whatsapp do Uirauna.net
  • Feed do Uirauna.net
17 maio 2017

Após 4 anos, Paraibano acaba antes de começar a Série C do Brasileiro


Campeonato Paraibano de 2017 ocorreu dentro do programado pela Federação Paraibana de Futebol (FPF), ou seja, começou e terminou antes do início das disputas do Brasileirão. Nada demais até aí. Mas é que esse feito não acontecia desde 2013, quando o Botafogo-PB e o Treze também foram finalistas do estadual, como neste ano, e participaram da Série C do Campeonato Brasileiro daquele ano.

De lá para cá, foram quatro anos em que os times paraibanos tiveram que disputar juntos o estadual e o Brasileiro. Isso quando um deles não estava disputando também a Copa do Brasil, como o Botafogo-PB fez em 2016.

2014: campeonato em meio à Copa do Mundo

Em 2014, por exemplo, o Campeonato Paraibano terminou no dia 29 de junho, em pleno dia das festividades de São Pedro, no Nordeste. Já o Brasileirão começou no dia 26 de abril daquele ano e teve um intervalo por causa da Copa do Mundo.

O Paraibano daquele ano também não respeitou a Copa do Mundo, e Botafogo-PB e Campinense fizeram a final do estadual em meio às disputas das oitavas de final da mais importante competição de futebol do planeta. O Belo empatou por 0 a 0 com a Raposa e foi o campeão estadual.

Mas, para sermos justos, em 2014, muita coisa aconteceu para que o estadual se estendesse tanto. Inicialmente, os estádios Almeidão e Amigão estavam fechados para reforma, o que atrapalhou um pouco o andamento da competição.

Além disso, partidas foram adiadas por causa da morte do médico do Santa Cruz-PB, Dorivaldo Pereira, que teve uma parada cardíaca logo no início da partida contra o Auto Esporte. Ele foi levado para o hospital, onde não resistiu. O Paraibano de 2014 ainda teve uma outra fatalidade: a morte do torcedor do Auto Esporte, Tibério Barreto, num jogo contra o Sousa.

Por fim, ainda houve o afastamento da ex-presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Rosilene Gomes, por parte da justiça, e a formação de uma Junta Administrativa. Até que os responsáveis pela comissão tomassem pé da situação, alguns jogos foram adiados.34391832471-9f9c6ed85e-o

2015: estadual inchado e tabela confusa

Já em 2015, com um novo presidente eleito – Amadeu Rodrigues -, o estadual terminou novamente depois do início do Brasileiro. O estadual terminou no dia 13 de junho, com o Campinense campeão e o Botafogo-PB vice, enquanto a Série C começou três dias antes do encerramento da competição para o Belo.

Nesse ano, a tabela foi a grande responsável pela extensão do Paraibano. A programação era bem confusa: alguns clubes jogavam com frequência e outros ficavam até um mês parados.

2016: ação judicial do Treze suspendeu a competição

O Campeonato Paraibano de 2016 acabou apenas no dia 15 de junho. Enquanto isso, a Série C do Campeonato Brasileiro começou em maio, no dia 21. No ano passado, o motivo foi uma ação movida pelo Treze no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-PB), contra o Campinense, alegando que a Raposa não se adequou à lei do Profut.

O caso foi parar no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), mas o ganho de causa foi dado à Raposa, que disputou a competição normalmente até o final.

Fonte: Globo Esporte – PB

Comentários

Nome

E-mail

Comentário