PUBLICIDADES
PUBLICIDADE
  • Facebook do Uirauna.net
  • Twitter do Uirauna.net
  • Canal do youtube do Uirauna.net
  • Instagram do Uirauna.net
  • Whatsapp do Uirauna.net
  • Feed do Uirauna.net
30 nov 2014

Aos 64 anos, vovô radical é o paraquedismo mais velho do país


paraquedismo_063Após salto, Flaviano comemora mais um pouso, dentre os mais de três mil (Foto: Amauri Aquino / GloboEsporte.com)

Durante a semana, Flaviano Bezerra, de 64 anos, se divide entre a vida urbana de João Pessoa e as aulas de instrução de paraquedismo. Mas no fim de semana, a adrenalina é liberada nas veias e os olhos transmitem com franqueza a paixão pelo salto. Ele é o instrutor mais velho em atividade no Brasil, e salta desde os 17 anos.

Há 47 anos nessa vida, o idoso ganhou o respeito e carinho de todos que praticam o paraquedismo no estado. Tudo começou após visitas frequentes em um antigo clube de paraquedismo na sua cidade natal: Campina Grande. A empolgação pelo novo esporte tomou conta do desejo de Seu Flaviano e, desde então, o amor só aumentou.

– Sempre fui um curioso. E ficava observando com anseios os saltos de todos por ali. Deixei de lado apenas o passeio, e passei a investir no esporte. Fui aos poucos me empolgando e terminei fazendo o curso, e estou até hoje nesse amor que aumenta a cada salto – disse.
Flaviano conta que uma coisa ainda não mudou: “o medo de saltar”. Prefere ter esse receio, pois é o ingrediente ideal para sentir-se seguro e, partir para um novo pulo. Para ele, a atividade traz benefícios para a saúde e ajuda a ter disposição.

– Primeiro salto é aquele medo desgraçado, mas a gente vai superando. Eu costumo dizer que no dia que eu perder o medo de saltar, eu paro de saltar também. Pois o medo é o grande aliado, e nos dá a condição de tomarmos mais cuidado, já que o esporte é de extremo risco – avaliou o Flaviano. Experiente paraquedista, Flaviano afirma que mesmo tendo parado de contar os seus saltos, ainda em 1991, já tem mais de três mil saltos na vida. E indagado de quando será a hora de parar, o paraibano usa a fé para responder: “Só Deus é quem sabe”.

A Federação Paraibana de Paraquedismo realiza neste sábado a segunda e última etapa do Campeonato Paraibano de Pouso de Precisão. A competição acontece no Aeroclube da Paraíba e é aberta ao público (com entrada gratuita).

 Fonte: Globo Esporte – PB

Comentários

Nome

E-mail

Comentário